fbpx
Como emagrecer com inteligência?!

Antes de começar a escrever sobre este artigo que tem como título ‘Como emagrecer com inteligência?’ gostava apenas de esclarecer a definição de inteligência e ressalvando que não estou a chamar ninguém de burro por escrever aqui a minha OPINIÃO.

Inteligência é ‘a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar’. Etimologicamente, a palavra “inteligência” teve origem a partir do latim intelligentia, oriundo de intelligere, em que o prefixo inter significa “entre”, e legere quer dizer “escolha”. Assim sendo, o significado original deste termo faz referência à capacidade de escolha de um indivíduo entre as várias possibilidades ou opções que lhe são apresentadas. Com esta definição consigo concluir que inteligência é a capacidade de escolher a melhor e mais adequada oportunidade de entre várias opções, fazendo estas escolhas com base na capacidade de compreensão, raciocínio e interpretação.

Posto isto, vamos falar sobre emagrecimento e escolhas!

A maioria de nós quando pensa em emagrecer pensa no menor e mais rápido caminho a percorrer para chegar ao objectivo. Até aqui tudo bem, estamos quase de acordo, só gostaria de acrescentar duas palavras para acrescentar àquela frase e retirar uma: menor, mais seguro e mais consistente.

Para alguém que queira emagrecer de forma segura e consistente tem que ter em mente que é obrigatória uma mudança de estilo de vida, não tem como. Na minha opinião, o emagrecimento está envolto em 3 pilares: alimentação saudável, prática de exercício físico, mudança de hábitos. Os três são igualmente importantes quando falamos em consistência.

– Não falo em dietas milagrosas de curto prazo, falo em alimentação saudável como estilo de vida.

– Não falo em exercício físico levado ao limite, falo num estilo de vida activo com algumas metas a alcançar.

– Não falo em vida casa-trabalho-ginásio-casa, falo em pequenas mudanças de hábitos que farão com que a nossa qualidade de vida aumente e com isso não quero dizer que não possamos abrir excepções.

É óbvio que mudar de estilo de vida com consistência não é fácil, mas é no momento em que temos de tomar esta decisão que devemos ter uma conversa interior para chegar à conclusão do PORQUÊ de emagrecer. É certo que cada um tem os seus motivos, resta agora saber se esses motivos são suficientemente fortes para existir uma mudança.

Penso que este mapa mental mostra bem a minha opinião sobre o emagrecimento/mudança de estilo de vida.

Querer não é a mesma coisa que estar interessado em, e os motivos pelos quais nos propomos a mudar são bastante importantes para o resultado final. Embora hajam factores extrínsecos que nos ajudem e acompanhem no processo de mudança a decisão tem ser intrínseca, e tem de ser credível. Eu tenho de querer mudar por mim e não porque a sociedade me pressiona a ter o corpo X ou Y. Isso não são objectivos consistentes e mais tarde ou mais cedo vamos desmotivar porque o objectivo não é verdadeiramente nosso.

Eu tenho que mudar porque a minha saúde fisica e mental estão em primeiro lugar. Ou até porque quero ter um corpo diferente, mas é porque isso me faz sentir bem. Nem todos temos que ser Brad Pitts ou Pamelas. O meu objectivo, por exemplo, é ser saudável, treinar o suficiente para me sentir bem com o meu corpo e VIVER, fazendo excepções das quais eu não prescindo.

Posto isto, COM ou SEM inteligência??

Se inteligência é sobre escolher a melhor e mais adequada oportunidade de entre várias opções, fazendo estas escolhas com base na capacidade de compreensão, raciocínio e interpretação, eu deduzo que a maneira mais inteligente para fazer NÃO será o INVENCIONISMO e o ACHISMO. Se existem profissionais que ESTUDAM estes processos de uma maneira multifactorial porque é que não devemos recorrer a ele e sim ao YOUTUBE, BLOGGERS e por aí vai. Com isto não estou a dizer que o youtube e os bloggers não tenham a sua utilidade, mas agora daí a replicar aleatoriamente o que eles fazem vai uma bela distância.

O emagrecimento é um processo multifactorial e vai muito além de ingerir 1000 kcal e gastar 1100. Procure PROFISSIONAIS para o ajudarem e invista na sua saúde, mas só faça isso se estiver mesmo interessado em mudar, senão, não há profissional que o valha, mesmo sendo o supra-sumo da barbatana.

Lembre-se, se a sua mente mudar, o seu corpo muda!


Bons treinos!

Um sorriso,

Carolina Paulete